sábado, 17 de setembro de 2011

Ondas FM e AM


1ªDefinição
AM significa "Amplitude Modulation": modulação da amplitude (a amplitude da onda de rádio). Na modulação de amplitude, é a amplitude (a força da onda) que é mudada. Os transmissores modernos do AM variam o nível do sinal proporcionalmente ao som que estão transmitindo. Isto é, picos positivos da energia de rádio máxima do produto sadio e picos negativos da energia sadia do mínimo do produto.

FM significa "Frequency Modulation": modulação da freqüência. No FM, não é a amplitude que é modulada, e sim a freqüência da onda de rádio. Isto é, os picos positivos do sinal modulado representam freqüências mais elevadas e umas os picos negativos apresentam freqüências mais baixas.

Estes sinais modulados - AM ou FM - são detectados pelo receptor de rádio, quando ajustados a uma freqüência particular, que é passada então por uma série de circuitos a fim de decodificar e reproduzir o som original.



2º Definição:
"Em FM, o comprimento de onda é de alguns cm (FM utiiliza VHF e UHF, para transmitir) e, portanto, qualquer objeto com este tamanho é suficiente para refletir a onda. E, por outro lado, ela é bem penetrante e não se reflete bem, nas camadas da atmosfera. Vai se refletir nas camadas da ionosfera, que estão muito mais altas.

Já em AM, o comprimento é da ordem de metros. Portanto, ela usa muito bem as camadas atmosféricas, para se propagar, por reflexão.
FM, sem repetidoras, só tem alcance da linha do horizonte. (Por isso, normalmente, as antenas das estações de FM estão localizadas em morros).
AM não necessita de repetidoras e se propaga por saltos reflexivos, entre camadas atmosféricas e terra (ou, melhor ainda, mar)"



3ª Definição:
O Am é de concepção bem mais antiga então a freqüência é mais baixa, isso faz com que o sinal que modula esta freqüência seja mais limitado nosso ouvido escuta sons de 20hz a 20 000hz +- o rádio am como a freqüência é baixa permite qua apenas sinais de 20 hetz até 5 000 hz modulem o sinal isso faz com que o som fique limitado a esta freqüência, no am a modulação(sinal com informação de audio) é enviado junto com a portadora( sinal fixo que tem a freqüência da estação) de forma que nos picos de audio a portadora aumenta de intensidade... digamos que a portadora tem 500w de potencia nos picos de audio ela vai a 750W. Assim qualquer interferencia(ráio, motor e até estática) que aumente o sinal da portadora irá sair no autofalante do seu rádio.

No Fm a modulação á feita através da mudança de freqüência do sinal transmitido e como a frquência é mais alta ela permite uma modulação de até 36khz+- conseguindo se transmitir dois canais de 16khz de banda de audio. assim a resposta de freqüência teórica do seu rádio fm é de 20hz até 16khz, assim vc se vc está escutando uma estação sintonizada em 100,3Mhz (milhões de hertz) quando temos um som agudo o sinal transmitido é de 100 336 000hz assim seu rádio entende subtrai os 100,3mhz e sobra os 36khz dividos nos 2 canais do estéreo....

Observe que Am e Fm são métodos de modulação e não freqüências de trabalho...
vc pode pegar um sinal de 100,3mhz e modular em AM e pegar um sinam de 1650khz e modular em frequência...



4ª Definição:
AM e FM se tratam técnicas de MODULAÇÃO. Em termos mais simples, imagine o seguinte:

- Você deseja transmitir sua voz, sua imagem ou alguma outra informação que esteja próximo de ti para um local distante;

- O aparelho de rádio, de alguma forma, vai capturar sua voz, imagem ou outra informação e coloca-la "dentro" da onda de rádio que parte da sua antena para a antena do local distante;

- A forma, ou técnica, que ele empregará para colocar sua voz "dentro" da onda é que nos dirá que tipo de modulação (AM, FM, FSK, SSB-SC, etc...) está sendo empregada;

- Na técnica de modulação AM, sua voz vai ser `colocada` na onda
fazendo a onda variar sua `intensidade` de acordo com a intesidade
de sua voz. Por isso se diz Amplitude Modulada ou AM;

- Na técnica de modulação FM, sua voz será "colocada" dentro da
onda fazendo a frequência da onda sofrer variações (relativamente pequenas) de acordo com a intensidade de de sua voz, por isso
chamada Frequência Modulada FM;

- Quem receber essa onda no local distante deve conhecer a técnica que você usou (AM, FM, etc...). Assim, o aparelho receptor saberá como fazer para reproduzir a sua voz a partir da onda de rádio que ele
está recebendo.

Existem inúmeras técnicas de modulação. Além delas, os serviços que regulamentam o uso das ondas de rádio (no Brasil, ANATEL) também especificam quais `faixas de frequência` que são destinadas para algumas formas formas de modulação. Imagine se não houvesse regras nesse setor: viveríamos o caos nas telecomunicações via rádio, inviabilizando o uso das ondas de rádio, útil a sociedade no dia-a-dia.





Exemplo:
Simulação:
Dois irmãos e a mãe estavam viajando ouvindo música e de repente o rádio saiu do ar, ouviu-se muito chiado e interferência de outras rádios. Os irmãos comentam sobre o assunto. O usuário deverá calcular o comprimento de onda de uma faixa de freqüência de rádio e ajudar esta família a continuar ouvindo música durante a viagem.
 http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_eletro_ondasderadio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário