terça-feira, 7 de junho de 2016



07/06/2016 10h37 - Atualizado em 07/06/2016 13h25

Falta de energia em Sorocaba: cidade fica quase 12h sem luz e tem prejuízos

Abastecimento de água em 87% do município parou por 16 horas.
Mais de dois milhões de pessoas de 19 cidades ficaram sem energia.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Ficar no escuro trouxe prejuízos nos mais diversos setores desde a tarde de segunda-feira (6) até a madrugada desta terça-feira (7) em Sorocaba (SP) e região. Mais de 500 mil residências, o que chega a aproximadamente 2 milhões de pessoas, ficaram sem energia elétrica por quase 12 horas. Segundo a CPFL, a chuva acompanhada de rajadas de vento atingiu o sistema de transmissão de energia que abastece a cidade e causou uma série de transtornos.
O "apagão" foi no meio da tarde e pegou todo mundo de surpresa. A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) afirmou que desde o dia primeiro de junho o sistema de transmissão tem sido afetado por ventos fortes e chuva, o que provocou a queda de 10 torres de transmissão.
Segundo informações da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), enviadas ao G1 às 5h, o fornecimento foi restabelecido, de forma provisória, em Sorocaba, Votorantim Itu, Mairinque, São Roque, Ibiúna, Iperó e Araçoiaba da Serra. Contudo, com o aumento do consumo previsto para esta terça-feira, a distribuidora irá fazer manobras operacionais, o que poderá provocar a interrupção do serviço para 150 mil clientes.
A situação ficou complicada durante a noite, quando os motoristas não conseguiram enxergar nada por conta da escuridão. Era perigoso passar pelos cruzamentos, já que nenhum semáforo funcionava. Na “Sorocaba às escuras”, os reflexos estavam por toda a parte. Sem luz, elevadores de prédios não funcionaram e moradores disputavam vagas nos poucos supermercados abertos.
Sorocaba às escuras: Cidade fica quase 12h sem luz e registra prejuízos  (Foto: Reprodução/TV TEM)Semáforos ficaram desligados durante a tarde e
noite em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)
A telefonia também foi afetada e uma esteticista teve que fechar as portas depois que a luz apagou. “Complicou 100%, porque para tudo no estúdio a gente precisa de energia. A termocera não funciona e o aparelho roll-on também. Então o prejuízo total", conta Alexsandra Morais.
Com os semáforos desligados, o trânsito virou um caos. A confusão atingiu toda a cidade e, em alguns pontos, os agentes de trânsito da Urbes orientavam os motoristas, que tiveram que ter paciência. Para piorar a situação, os postos de combustíveis também pararam, já que sem energia, as bombas que abastecem os veículos também não funcionaram. As delegacias e plantões policiais também ficaram sem atendimento.
Atualmente, a região de Sorocaba opera com 70% da capacidade normal de distribuição de energia elétrica, segundo o gerente regional da CPFL, Edson Amaral. “A gente pede para que a população use somente o essencial para banho, por exemplo, evitando lavar e passar roupa porque até amanhã o sistema está com restrição de energia”, afirma.
A concessionária também entrou em contato com indústrias da cidade pedindo para racionalizar a produção a fim de evitar o grande consumo de energia e evitar novas quedas. A região do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial continuam com instabilidade no fornecimento de eletricidade.  A previsão é que o serviço seja normalizado por volta das 19h.
Sorocaba às escuras: Cidade fica quase 12h sem luz e registra prejuízos  (Foto: Reprodução/TV TEM)Esteticista precisou interromper atendimento
após queda de energia (Foto: Reprodução/TV TEM)
Sem água
falta de energia elétrica afetou o fornecimento de água em diversos bairros de Sorocaba. A Estação de Tratamento (ETA) do Cerrado, responsável pela distribuição de 87% nos bairros da cidade, ficou mais de 16 horas sem eletricidade. "A situação da distribuição de água neste momento atinge a cidade como um todo, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Em entrevista ao G1, o diretor geral do Saae, Rodrigo Maldonado, afirma que a região do Éden, na zona industrial, deve enfrentar falta de água nesta terça-feira (7). O ETA do Cerrado parou de funcionar por volta das 16h de segunda-feira (6), quando a cidade enfrentou problemas com o fornecimento de energia elétrica. O abastecimento de água só voltou a ser realizado de forma parcial por volta das 8h30 desta terça-feira (7).
Sem luz na região
Nas cidades de PiedadeTapiraí e Pilar do Sul, a Elektro confirmou a interrupção no fornecimento de energia. Em nota divulgada pela pela concessionária nesta terça-feira (7), o fornecimento de energia na região somente poderá ser totalmente normalizado com o restabelecimento do sistema de transmissão da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).
Até o momento, 23.221 pessoas em Piedade, 11.991 em Pilar do Sul e 3.513 em Tapiraí permanecem com o fornecimento de energia elétrica interrompido. A expectativa é que o fornecimento seja normalizado no início da tarde.
Após inspeção, a CTEEP detectou 10 torres de transmissão danificadas e, em função disso, houve a interrupção no fornecimento de energia a partir das 15h10.​ O sistema tem sido seriamente afetado pelos recentes efeitos climáticos com fortes ventos, chuvas e descargas atmosféricas.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o problema. Em função de temporais na região entre Sorocaba e Embu-Guaçu, no estado de São Paulo, ocorreu o desligamento de três linhas de transmissão de 440 kV que interligam as subestações Oeste e Embu-Guaçu (CTEEP) e a alimentação ao Consumidor Livre Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
O desligamento das linhas causou a desenergização das substações. Com isso, houve perda de aproximadamente 630 MW de carga, afetando os clientes da distribuidora CPFL na região deSorocaba e municípios próximos.
Morador registrou falta de energia no bairro Parque Bela Vista em Votorantim (Foto: Emerson TV Cidade/ Arquivo pessoal)Morador registrou falta de energia em Votorantim (Foto: Emerson TV Cidade/ Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário