segunda-feira, 8 de junho de 2020

QUÍMICA - 1EM - ATV01


QUÍMICA - 1EM - ATV01

Conservação da massa e proporção entre as massas de reagentes e produtos nas transformações químicas.

Competências e habilidades:
Reconhecer a conservação de massa em transformações químicas.

Queima de alimentos 



Poder Calorífico dos Combustíveis


Combustão completa x incompleta


Ponto de Fulgor


Vários materiais existentes na natureza se apresentam e se transformam. Nesta atividade, vamos explicar o longo caminho percorrido pela humanidade nas tentativas de explicar como é a matéria “por dentro” e o que acontece durante as transformações materiais.
Mostraremos que há somente cerca de 200 anos os cientistas conseguiram realizar experiências capazes de fundamentar a existência do átomo. Veremos, então, como o mundo invisível do átomo (mundo microscópico) torna possível explicar todos os tipos de matéria e de transformações que vemos diariamente (mundo macroscópico), bem como as trocas de energia associadas a essas transformações. A ideia do átomo ajudou a consolidar a Química como ciência, cujo desenvolvimento possibilitou a criação de milhares de novos materiais (medicamentos, tecidos, corantes etc.) que transformaram a existência da humanidade, nos dois últimos séculos.

Ao longo dos séculos, no trabalho de obter novos materiais e nas tentativas de explicar essas obtenções, podemos destacar os seguintes fatos históricos:
• Entre aproximadamente os anos 500 e 1500 da era cristã, desenvolveu-se entre árabes e europeus
o trabalho dos alquimistas, muitos deles movidos pelo sonho de obter o elixir da longa vida, que poderia tornar o ser humano imortal, e a pedra filosofal, que teria o poder de transformar metais baratos em ouro.
• A partir do século XVI, com o desenvolvimento da alquimia, surgiu a chamada iatroquímica, uma doutrina médica que atribuía a causas químicas tudo o que se passava no organismo são ou enfermo. O principal objetivo dessa doutrina era a descoberta e produção de medicamentos.

Todo esse trabalho era eminentemente prático. Os alquimistas contribuíram bastante para o desenvolvimento das técnicas químicas, embora não tivessem se preocupado em explicar os fenômenos.
Devemos salientar, porém, que a busca de uma explicação para a matéria e suas transformações foi objeto de preocupação de alguns pensadores desde antes de Cristo. O filósofo grego Demócrito (460-370 a.C.) imaginou a matéria formada por pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos (do grego, a, não; tómos, pedaços). No entanto, durante séculos prevaleceram as ideias de Aristóteles (384-322 a.C.), para quem tudo o que existia no Universo era formado a partir de quatro elementos fundamentais: terra, água, fogo e ar. De acordo com essa ideia e com o esquema ao lado, estavam associadas ao fogo, por exemplo, as qualidades seco e quente, e à água, as qualidades frio e úmido.
A Química somente adquiriu caráter científico a partir do século XVIII, quando o trabalho feito em laboratório (chamado de trabalho experimental) foi vinculado ao esforço de buscar a explicação da natureza da matéria e de suas transformações (explicação teórica).
A lei de Lavoisier
No final do século XVIII, o cientista Antoine Lavoisier realizou uma série de experiências em recipientes fechados (para que não entrasse nem escapasse nada do sistema em estudo) e, efetuando pesagens com balanças mais precisas do que as dos cientistas anteriores, concluiu:
No interior de um recipiente fechado, a massa total não varia, quaisquer que sejam as transformações que venham a ocorrer.
A lei de Lavoisier, portanto, pode ser enunciada também da seguinte maneira:
A soma das massas antes da reação é igual à soma das massas após a reação.
Ou ainda:
Na natureza, nada se perde, nada se cria; a matéria apenas se transforma.
A lei de Proust
Quase na mesma época de Lavoisier, Joseph Louis Proust, efetuando também uma grande série de pesagens em inúmeras experiências, chegou à seguinte conclusão:
Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
Essa conclusão é chamada de lei de Proust ou lei das proporções constantes (ou fixas ou definidas).
As duas leis enunciadas—a de Lavoisier e a de Proust—são denominadas leis ponderais, porque falam em massa das substâncias envolvidas. São leis importantíssimas, pois marcam o início (nascimento) da Química como ciência.

FELTRE, Ricardo. Química – Química Geral. Ed. Moderna. 6ª edição. São Paulo. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário