terça-feira, 29 de março de 2011

7ª série / 8º ano

Este material se encontra no caderno do aluno da 7ªsérie/8ºano do curriculo do estado de São Paulo


Flavonoides!
Antonio Prata
Uns creem em Deus, outros no Diabo e há até quem espere do capitalismo a redenção
de nossas pobres almas: eu acredito em substâncias. Analiso a tabela nutricional no rótulo
de um chocolate com a seriedade de um exegeta1, procuro verdades obscuras por trás da
quantidade de calorias ou carboidratos de um suco de laranja como um rabino cabalista.
Sei que, pela interpretação correta daqueles míseros gramas de fibras, sódio ou fósforo,
pode-se vislumbrar a verdadeira face de Deus ou do Diabo. Se, na boca do povo, o demônio
atende por nomes como Tinhoso, Belzebu e Lúcifer, nas tabelas nutricionais esconde-se
sob a alcunha de gorduras saturadas, fenilalanina, colesterol, sódio e, de uns tempos para
cá, gorduras trans (não se deixe enganar por esse nome simpático, com ar de disco do
Caetano em 1979: as gorduras trans, dizem os especialistas, colam feito argamassa nas
paredes das artérias).
Comecei a temer as substâncias com a fenilalanina. Não tenho a menor ideia do que
seja, mas faz alguns anos que a Coca-light traz o aviso, misterioso e soturno: contém fenilalanina.
O McDonald’s, ainda mais incisivo, colou um adesivo no balcão de suas lanchonetes:
“Atenção, fenilcetonúricos: contém fenilalanina”. Desde então, toda noite, ao pôr a
cabeça no travesseiro, imagino diálogos como “... pois é, menina, o Antônio! Era fenilcetonúrico
e não sabia. Fulminante. Tão novo, judiação...”
O cidadão atento deve ter notado que o glúten, de uns anos para cá, também ganhou
uma certa notoriedade nos rótulos. “Contém glúten”, dizem embalagens de uma infinidade
de alimentos, sem mais explicações. Qual é a do glúten? Faz bem pra vista? Ataca o fígado?
Derrete o cérebro? Podem os fenilcetonúricos comer glúten sem problemas?
Como bom crente, sei que as substâncias matam, mas também podem salvar. Pelo
menos, é o que espero do chá verde e seus incríveis flavonoides, que venho consumindo
com fervor e regularidade nas últimas semanas. Você sabe o que são flavonoides? Pois é, eu
também não, mas o rótulo do tal Green Tea avisa, com grande júbilo (um pequeno gráfico),


que uma garrafinha tem quatro vezes mais flavonoides do que o suco de laranja e treze
vezes mais do que o brócolis. Diz ainda, à guisa de explicação, tratar-se de poderoso antioxidante.
Fico muito tranquilo: posso cair fulminado pela fenilalanina ou sofrer as insuspeitas
mazelas do glúten, mas de enferrujar, ao que parece, estou a salvo.
PRATA, Antonio: Flavonoides! O Estado de S.Paulo. Guia, 06/10/2006.




Glossário
Após a leitura, procure no dicionário o significado das palavras que você ainda não conhece e
utilize o espaço a seguir para criar o seu próprio glossário.




1. A embalagem de dois alimentos conhecidos apresenta a composição mostrada nas tabelas abaixo.
Analise-as e responda às questões a seguir.
a) Qual alimento (A ou B) fornece maior variedade de nutrientes? Quais são esses nutrientes?


b) Um dos alimentos pode ser classificado como energético, por fornecer muita energia, e outro
pode ser chamado construtor, pois ajuda a compor novas partes do corpo. Qual alimento (A
ou B) se encaixa melhor em cada categoria? Justifique.


c) Que dificuldades teria uma pessoa que se alimentasse prioritariamente com o alimento do
tipo A?
d) Qual é o significado de VD?


2. Um prato contém arroz, feijão, bife, farinha de mandioca, tomate, salada e banana. Se retirarmos
a carne dessa refeição reduziremos a ingestão de um importante nutriente de função construtora
que são:
a) carboidratos.
b) vitaminas.
c) sais minerais.
d) proteínas.
e) lipídios.




O QUE ESTAMOS COMENDO – A ENERGIA


Você deve ter encontrado em todas as tabelas nutricionais informações sobre o valor energético,
o conteúdo calórico ou a quantidade de calorias que aquele alimento fornece. O que isso significa?


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
O QUE ESTAMOS COMENDO – A ENERGIA


Quantidade de energia fornecida pelos alimentos
Todos os alimentos fornecem a mesma quantidade de energia? Quais são os fatores que interferem
na quantidade de energia fornecida pelos alimentos?
Sem combustível o automóvel não funciona. Nosso corpo também não funciona sem alimentos.
Os alimentos atuam como combustíveis para nosso corpo: precisam ser transformados para fornecer
energia. Esse processo ocorre gradualmente dentro de nossas células. Essa transformação recebe o
nome de respiração celular.
Os diferentes combustíveis utilizados nos automóveis, como a gasolina e o álcool, fornecem
quantidades diferentes de energia. Será que os alimentos também? Vamos acelerar a queima de três
alimentos para compararmos a quantidade de energia que cada um deles fornece: o pão, o coco e o
amendoim.




Obesidade na adolescência


Maíra Batistoni e Silva
Nas últimas décadas a população brasileira está passando por mudanças de hábito que
estão contribuindo para o aumento de doenças crônicas causadas pelo excesso de peso e
obesidade, como hipertensão, diabetes, doenças coronarianas e alguns tipos de câncer.
Como a alimentação influencia todos os aspectos da vida de um indivíduo, aqueles que
não se alimentam de maneira adequada têm menor qualidade de vida.


O aumento da obesidade também é uma característica entre os adolescentes. Nessa
faixa etária, os hábitos de consumo são influenciados por inúmeros fatores, como gosto
pessoal, classe econômica, influência de amigos, influência da mídia, rebeldia contra os
controles exercidos pela família e busca de autonomia e identidade.
A prevenção e o combate ao excesso de peso e à obesidade exigem duas condições:
aumentar o gasto energético e reduzir o consumo de alimentos hipercalóricos. Quanto
antes se inicia a adoção de hábitos alimentares saudáveis e de atividades físicas adequadas
à faixa etária, maiores são as chances de reduzir a obesidade nos adolescentes e adultos.
Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.




1. Segundo a autora, a prevenção da obesidade exige duas condições: aumentar o gasto energético
e reduzir o consumo de alimentos hipercalóricos. Sobre o que ela está falando? Explique, com
suas palavras.
2. A obesidade é um distúrbio nutricional que vem afetando um número cada vez maior de
pessoas. Procure relacionar esse fato com o modo de vida nas cidades atualmente.


ALIMENTAÇÃO BALANCEADA – A PIRÂMIDE ALIMENTAR


Você saberia dizer se sua alimentação supre as suas necessidades energéticas e nutricionais? Como
saber se estamos comendo bem?
Para responder a essas questões é necessário, em primeiro lugar, saber o que você está comendo, isto
é, conhecer o seu hábito alimentar. Para isso, complete a tabela a seguir com informações sobre todos os
alimentos que você vai consumir durante 24 horas.




Seu professor irá informar quais alimentos compõem cada grupo da pirâmide alimentar e quantas
porções desses alimentos são recomendadas para consumo diário. Aproveite este momento para fazer
anotações sobre a aula.
Compare seus hábitos alimentares com a pirâmide alimentar e avalie se a sua alimentação pode
ser considerada balanceada e saudável.
1. Sua alimentação está de acordo com as recomendações da pirâmide alimentar? Por quê?


2. Quais alimentos podem ser trocados, excluídos ou acrescentados para que a sua alimentação
fique mais adequada?


3. Complete a pirâmide alimentar a seguir com os alimentos que você escolheu para fazer parte
da sua alimentação, colocando-os nos andares adequados e indicando o número de porções
recomendadas. Não se esqueça de colocar as atividades físicas que você pratica na base da
pirâmide.


Para finalizar esta Situação de Aprendizagem, pense sobre o que você aprendeu com a pirâmide
alimentar e resolva as questões a seguir.
1. Comer bem é comer muito? Justifique sua resposta.


2. O que é pirâmide alimentar? Quais são os princípios da dieta baseada no modelo da pirâmide
alimentar?
3. Qual é o papel da atividade física na pirâmide alimentar apresentada?
Durante a correção, fique atento para ouvir os comentários do professor e de seus colegas.
Registre as informações de tal maneira que as respostas fiquem completas e corretas!






1. Considere a composição do lanche solicitado por João:
Alimento                                 Principais nutrientes constituintes
Pão                                        Carboidratos
Hambúrguer (carne frita)         Proteínas e lipídios
Óleo de frituras                       Lipídios
Batata frita                              Carboidratos e lipídios
Refrigerante                            Carboidratos e sais minerais




a) O lanche deixou João bem alimentado? Justifique.
b) Se o hambúrguer fosse assado em vez de frito, haveria diminuição no total calórico? Por quê?


2. A pirâmide alimentar pode ser utilizada como referência para estimarmos as quantidades de
cada tipo de alimento que devemos consumir. Julgue as afirmativas a seguir com base no conceito
de pirâmide alimentar. Utilize (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Para garantir uma alimentação equilibrada, devemos consumir grande quantidade de lipídios,
que se encontram no topo da pirâmide.
( ) O topo da pirâmide mostra os alimentos que devem ser consumidos com moderação.
( ) De 50% a 60% da energia de que precisamos deve provir dos alimentos que formam a
base da pirâmide.
( ) Os alimentos do segundo nível da pirâmide devem ser consumidos com frequência, pois
têm função construtora.






COMO APROVEITAMOS OS NUTRIENTES – OS SISTEMAS DE NUTRIÇÃO




O caminho dos alimentos
O corpo está constantemente utilizando energia. Para correr, pular, brincar, falar e
pensar, o corpo necessita de energia até mesmo quando está em repouso, para manter as
funções vitais. Nas atividades anteriores vimos que essa energia vem dos alimentos e que,
além de energia, os alimentos também fornecem materiais (nutrientes e água) que serão
utilizados para compor e regular as atividades do organismo.
Quando comemos um sanduíche, por exemplo, estamos ingerindo materiais que
fizeram parte de outros seres vivos. Os alimentos produzidos pelos vegetais são transferidos
para os animais pelas cadeias alimentares. Para que sejam utilizados pelas células,
os alimentos devem passar por sucessivas transformações para que possam ser absorvidos,
isto é, entrar no sangue e depois nas células.
Parte desse processo de transformação é conhecida como digestão. Nos seres humanos
a digestão começa pela boca, segue pelo estômago e finaliza no intestino delgado, onde
além de transformados, os nutrientes são absorvidos pelo sangue para que sejam transportados
para as células.
O sangue, além de transportar os nutrientes simples, também é responsável por levar
o gás oxigênio que recolhe no pulmão e por eliminar o gás carbônico produzido pela
respiração celular.
As células utilizam os nutrientes para produção de energia e de novas substâncias.
Para tanto, elas têm estruturas responsáveis pela transformação dos materiais.
Os resíduos produzidos pelas células são jogados no sangue. No pulmão, o gás
carbônico passa para o ar enquanto o gás oxigênio entra no organismo. Os rins retiram
excretos nitrogenados e produzem a urina.
As substâncias que não foram aproveitadas, absorvidas, continuam no tubo digestório
e são eliminadas pelas fezes. A celulose, por exemplo, conhecida como fibra, não é digerida,
mas auxilia o funcionamento intestinal.
Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.




1. Quais são os processos pelos quais o alimento e o gás oxigênio devem passar até chegarem às
células, onde serão utilizados para a produção de energia?
2. Por que os alimentos precisam ser transformados?
3. Por quais etapas o alimento passa antes de ser absorvido pelas células?


4. Como são eliminados os resíduos da digestão?
5. Como são eliminados os resíduos produzidos pelas células?
6. Registre a seguir a definição de cada um dos importantes processos:


Digestão                     Respiração                  Circulação
_________           ____________             _____________
_________           ____________             _____________
_________           ____________             _____________
_________           ____________             _____________
_________           ____________             _____________






PESQUISA INDIVIDUAL


Com o auxílio do seu livro didático da 7ª série, identifique e liste todos os órgãos do corpo
humano que participam dos processos de digestão, respiração e circulação.
Ao final de sua pesquisa, circule com três cores diferentes os órgãos que atuam na transformação,
na absorção e no transporte.
Digestão:
Respiração:
Circulação:


PESQUISA EM GRUPO


Neste momento, estudaremos como ocorrem as grandes funções vitais no corpo humano. O
professor organizará a classe em grupos para que pesquisem as seguintes funções: 1. digerir; 2. respirar;
3. circular; 4. excretar.
Tema (função vital) a ser pesquisado:
Integrantes do grupo:
Roteiro de Pesquisa
Seu trabalho de busca de informações (pesquisa) deverá ser feito para que você consiga responder
às questões a seguir. Além de procurar informações que o ajudem a responder o roteiro de pesquisa,
você também deve pesquisar imagens que possam ajudá-lo a responder a última questão. Não se
esqueça de anotar as fontes de informação utilizadas para responder a cada questão.
1. O que é (digerir, respirar, circular, excretar)?
Fonte:


2. Como a função de (digestão, respiração, circulação, excreção) participa da manutenção do
organismo?
Fonte:


3. Explique o processo da (digestão, respiração, circulação, excreção) no corpo humano. Identifique
os órgãos e suas respectivas funções no processo.
Fonte:
4. Represente o sistema (digestório, respiratório, circulatório, excretor) com suas estruturas e
órgãos utilizando como referência o contorno do corpo de um colega.
Apresentando os resultados da pesquisa
Os resultados da pesquisa de seu grupo devem ser apresentados em um relatório contendo as
informações solicitadas pelo roteiro de pesquisa a ser entregue ao professor. Além disso, vocês
deverão produzir um cartaz com o contorno do corpo de um colega e com os órgãos relativos ao
sistema pesquisado, para apresentar os resultados da pesquisa para a sua classe.
O espaço a seguir deverá ser utilizado para você registrar as informações sobre as funções vitais
apresentadas pelos outros grupos.

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