segunda-feira, 8 de junho de 2020

MATEMÁTICA - 1EM - ATV01

MATEMÁTICA - 1EM - ATV01

Funções: Relação entre duas grandezas.

Competências e habilidades:
Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa, direta com o quadrado, entre outras, representando-as por meio de funções.



PROPORÇÃO




PROPORÇÃO
A proporcionalidade está presente em muitas situações com as quais nos deparamos diariamente, mas nem sempre nos damos conta dela. Quando compramos, por exemplo, 100g de muçarela por R$ 3,50, já temos a ideia de que se comprássemos 200g dessa mesma muçarela pagaríamos R$ 7,00. Essa e várias outras situações são muito mais comuns em nosso cotidiano do que podemos imaginar. Tais situações podem ser representadas sob a forma de grandezas que variam de maneira interdependente:
Quando x e y são duas grandezas diretamente proporcionais, elas aumentam ou diminuem simultânea e proporcionalmente, ou seja, a razão y/x é constante, resultando em y = k . x (k é uma constante).
Quando x e y são duas grandezas inversamente proporcionais, sempre que uma delas aumenta, a outra diminui na mesma proporção, e vice-versa, de modo que o produto das duas permanece constante: x . y = k, ou seja, y = k/x, onde k é uma constante não nula.

Perceber se existe ou não proporcionalidade entre os elementos presentes naquilo que estamos envolvidos faz grande diferença, pois essa relação facilita muito a resolução de problemas nas várias atividades humanas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário