sábado, 9 de outubro de 2010

Camada de Pré-Sal

http://www.guiaglobal.com.br/noticia-ha_interesses_que_gostariam_de_diminuir_o_peso_da_petrobras_se_possivel_ate_quebrar_a_empresa-4974


"Há interesses que gostariam de diminuir o peso da Petrobras; se possível, até quebrar a empresa"


Se o Brasil hoje é visto como o filé mignon do mundo em termos de crescimento econômico, o filé mignon do Brasil é o pré-sal.





Se o Brasil hoje é visto como o filé mignon do mundo em termos de crescimentoeconômico, o filé mignon do Brasil é o pré-sal. Por seu valor específico como principal reserva de petróleo descoberta no planeta no crepúsculo da oferta mundial, mas, sobretudo, pelos efeitos multiplicadores no conjunto da indústria nacional, trata-se “da maior oportunidade que o país já teve em toda a sua história de promover um salto qualitativo nas condições de vida do seu povo”
O gigantismo dos conflitos que cercam o pré-sal emprestam dose adicional de credibilidade a esse risco. “São reservas que concentram cerca de 70 bilhões de barris, no mínimo; podem chegar a 100 bilhões”, diz o economista sobre a fabulosa poupança guardada no mar a cerca de seis mil metros de profundidade, 300 quilômetros distante da costa brasileira.

O pré-sal mudou o tamanho do Brasil na geopolítica mundial. Os grandes interesses que disputam a oferta de energia sabem que o país será um dos cinco ou seis maiores fornecedores do planeta no século XXI, quando a escassez de óleo elevará os preços do barril continuamente. Isso muda tudo. Muda inclusive o apetite da luta pelo poder na economia, ainda que o assunto pré-sal tenha ocupado até agora um conveniente segundo plano no discurso oposicionista.

O maior processo de capitalização da economia mundial adicionou cerca de US$ 120 bilhões ao caixa da Petrobrás que terá assim recursos para industrializar o óleo do pré-sal, o que inclui, entre outros requisitos, forte expansão da rede brasileira de refinarias, estagnada desde 1980.


Para ler a reportagem completa entre no link abaixo:
http://www.guiaglobal.com.br/noticia-ha_interesses_que_gostariam_de_diminuir_o_peso_da_petrobras_se_possivel_ate_quebrar_a_empresa-4974

Nenhum comentário:

Postar um comentário